Política de Trocas e Devoluções

Precisa realizar uma troca ou devolução? Aqui te explicamos tudo direitinho e é super fácil!

Nossos termos da Política de Troca e Devolução estão de acordo com o código do consumidor, em especial a Lei Federal nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), para assegurar tanto o cliente quanto a empresa Gumá.



1.  NOSSAS REGRAS:

1.1.  O produto deve estar com a TAG (etiqueta) fixada na peça;

1.2.  A peça não pode ter indícios de uso, ou seja, não ter sido lavada, ajustada (punho, bainha, cintura e etc.), sem odores, manchas, rasgos, maquiagem, pelos de animais domésticos ou qualquer avaria que decorra de uso. Se a peça apresentar qualquer um dos pontos citados, será devolvida para o cliente, perdendo o direito de troca ou estorno, não sendo possível, sequer, a utilização da opção legal de desistência;

1.3.  A Nota Fiscal da compra deve ser obrigatoriamente enviada junto com as peças. Caso tenha perdido ou jogado fora, você pode encontrá-la em seu e-mail enviada no dia da postagem do produto, se não localizar, entre em contato com a gente que te ajudaremos;

1.4.  Produtos enviados sem preenchimento prévio de solicitação ou formulário, serão devolvidos ao consumidor.

 

2.  COMO FUNCIONA A TROCA/DEVOLUÇÃO?

2.1.  Você tem até 7 dias corridos contando com a data de recebimento da compra para solicitar a primeira troca de forma gratuita;

2.2.  Após criada a solicitação, temos até 5 dias úteis para aceitá-la e enviar o código de postagem. A partir do envio do código você tem até 10 dias corridos para fazer a postagem da peça;

2.3.  Damos um prazo de até 10 dias úteis para ser concluído o processo de troca/devolução, essa contagem começa no próximo dia útil após a data de recebimento que aparece no rastreamento do pacote. Assim que recebermos a peça, faremos uma inspeção de qualidade para identificar se o produto está dentro dos padrões ou apresenta algum indício de mau uso, passado essa etapa seguiremos para o estágio final de reembolso (créditos na loja ou estorno em conta);

2.4.  Em casos de trocas, nós disponibilizamos créditos em nosso site no valor da peça devolvida para que você possa realizar uma nova compra;


2.5.  Para devolução, o valor pago pela peça, será estornado de acordo com a forma de pagamento do pedido.


2.6.  Somente a primeira troca do pedido será gratuita. Após utilizado o benefício, as trocas seguintes do mesmo pedido devem ter o frete arcado pelo cliente que escolherá a forma de envio (PAC ou SEDEX) na própria agência dos Correios;

2.7.  Para peças com defeito, geramos um código de postagem para que nos envie o produto para análise. Passada a conclusão de inspeção de qualidade (10 dias úteis), tomaremos as medidas cabíveis a cada caso, seja a troca do produto, estorno do valor ou até mesmo devolução para o consumidor, caso seja constatado mau uso.

 

3.  COMO SOLICITO A TROCA/DEVOLUÇÃO?

3.1.  A primeira coisa a ser feita é criar a solicitação de troca ou devolução clicando aqui;

3.2.  Atente-se ao selecionar as opções de reembolso na solicitação. Para reembolso do valor em conta selecione "ESTORNO". A opção "CRÉDITO" é utilizada para obter créditos na loja ou efetuar trocas;

3.3.  A nossa equipe tem um prazo de até 5 dias úteis para aceitar a solicitação e enviar o código de postagem para o seu email ou Whatsapp;

3.4.  Lembrando que a solicitação deve estar dentro dos 7 dias corridos — contados a partir do recebimento da peça — para que o cliente tenha direito à primeira troca gratuita. Caso esse prazo tenha sido ultrapassado, o frete será de responsabilidade do cliente.

4.  COMO FAÇO O ENVIO ATÉ VOCÊS? 

4.1.  A caixa precisa estar devidamente lacrada e o pacote deve ser proporcional ao volume de peças que irá nos mandar. Não esqueça de anexar a Nota Fiscal do lado de fora da caixa;

4.2.  Leve a caixa aos Correios e apresente o código reverso de postagem enviado para o seu email;

4.3.  Não precisa colocar endereço, pois o código já contém todas as informações de remetente e destinatário;

4.4.  Você pode acompanhar a entrega no site dos Correios com o código de rastreio que consta no comprovante de postagem que você recebe em mãos quando faz o envio da peça;

4.5.  Assim que recebemos a caixa, a peça irá passar por uma inspeção de qualidade. O prazo estipulado para conclusão desse processo é de até 10 dias úteis, a contagem se inicia no próximo dia útil após a data de recebimento que aparece no rastreamento do pacote;

5.  POSSO TROCAR OU DEVOLVER PEÇAS DA PROMOÇÃO?

5.1.  Pode sim! Porém, o valor de reembolso será o mesmo que foi pago pela peça. Isso se aplica a pedidos com produtos de promoções gerais ou cupons de desconto, ou seja, não poderá ser considerado, nestes casos, o valor original do produto, descrito no site.

6.  PERDI O PRAZO PARA A SOLICITAÇÃO, E AGORA?

6.1.  Se o prazo de 7 dias corridos para arrependimento for ultrapassado, a Gumá não se responsabiliza pelos custos de envio para análise do produto. Nesses casos, o reembolso será realizado exclusivamente em forma de créditos na loja — ou seja, o estorno do valor pago via cartão ou Pix não estará mais disponível;

6.2.  O prazo máximo para solicitar a troca após o vencimento do período de arrependimento é de até 30 dias corridos a partir do recebimento do produto. Cada solicitação será analisada individualmente, de acordo com o motivo apresentado. Para dar início ao processo, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento. Após entendermos seu caso, enviaremos um formulário com todas as instruções e informações necessárias para a postagem do item.

7.  TAMBÉM PERDI O PRAZO DE POSTAGEM, O QUE FAÇO?

7.1.  O prazo para postagem do produto é de até 10 dias corridos, contados a partir do momento em que aceitamos sua solicitação de troca ou devolução e enviamos, por e-mail, o código de postagem;

7.2.  Caso o envio não seja realizado dentro desse período, os custos de frete passam a ser de responsabilidade do cliente;

7.3.  Para dar início ao processo, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento. Após entendermos seu caso, enviaremos um formulário com todas as orientações e informações necessárias para a postagem do item.

8. ENVIEI O PRODUTO ERRADO, O QUE FAZER?

8.1. Caso se confunda, e nos envie um produto que não pertença à nossa loja, nossa equipe irá notificá-lo(a) assim que iniciar a inspeção de qualidade. Para reaver a peça errada, será necessário arcar com o valor do frete para que possamos devolvê-la. Enviaremos as opções de envio com os respectivos valores para que você escolha a mais viável. Após o pagamento, daremos seguimento à devolução da peça até você.

8.2. Após você recuperar a peça que deseja trocar ou devolver para a nossa loja, será necessário arcar com o frete de envio até nós. O valor e a forma de envio podem ser definidos diretamente na agência dos Correios.

8.3. Assim que realizar a postagem, nos envie uma foto do comprovante com o código de rastreio que você recebe em mãos na agência dos Correios.

9.  FORMAS DE REEMBOLSO


9.1.  CRÉDITOS NA LOJA

9.1.1.  Antes de tudo, para conseguir utilizar os créditos você precisa fazer login com o email que cadastrou no nosso site;

9.1.2.  A nossa equipe irá notificar por email que seus créditos estão ativos em seu cadastro. Para debitar o valor basta selecionar a opção "créditos",  ela estará em “formas de pagamento” na finalização do pedido;

9.1.3.  Vale ressaltar que a opção de crédito também é utilizada para identificar trocas. Lembre-se de deixar um comentário na peça caso queira realizar trocas de tamanho ou cor;

9.1.4.  Uma vez que ativarmos os créditos o valor não poderá ser revertido em estorno posteriormente.


9.2.  CARTÃO DE CRÉDITO

9.2.1.  O estorno será solicitado por nós na nossa plataforma de pagamentos e será concluído pelo banco emissor do seu cartão, dessa forma, o prazo para o estorno vai depender da data de fechamento da sua fatura e da data do estorno (de 30 a 60 dias);

9.2.2.  A sua operadora de cartão de crédito realizará o estorno conforme a forma de pagamento, ou seja, caso você tenha parcelado em 3x, por exemplo, o estorno também poderá ocorrer em 3 parcelas.  


9.3.  PIX

9.3.1.  O estorno será realizado através da nossa plataforma de pagamentos ou por chave pix que solicitamos via Whatsapp ou email.

10.  DESCONTO PROGRESSIVO

Compras realizadas em campanhas de desconto progressivo seguem regras específicas de troca e devolução, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90):

10.1.  DIREITO DE ARREPENDIMENTO (ART. 49 DO CDC)

10.1.1.  Nas compras realizadas em nosso e-commerce, o cliente poderá exercer o direito de arrependimento no prazo de até 7 (sete) dias corridos contados a partir do recebimento do pedido, mediante devolução integral dos produtos adquiridos.

10.1.2.  Nessa hipótese, o estorno será realizado sobre o valor total efetivamente pago, considerando os descontos aplicados no momento da compra.


10.2.  DEVOLUÇÕES PARCIAIS EM COMPRAS COM DESCONTO PROGRESSIVO

10.2.1.  Caso o cliente opte por devolver apenas parte dos itens adquiridos em campanhas de desconto progressivo, o valor do desconto será recalculado de acordo com a quantidade de peças mantidas na compra.

10.2.2.  O novo cálculo seguirá as regras divulgadas da promoção (ex.: 2 à 3 peças = 10% OFF; 4 à 5 peças = 20% OFF; 6 peças ou mais = 30% OFF).

10.2.3.  O estorno será limitado à diferença entre o valor originalmente pago e o valor atualizado da compra após o recálculo.


10.3.  SITUAÇÕES EM QUE NÃO HÁ ESTORNO

10.3.1.  Caso o recálculo resulte em valor igual ou superior ao valor pago originalmente, não haverá estorno em favor do cliente.

10.3.2.  Nessas situações, o cliente poderá optar pela troca por outro produto disponível em nosso site, de igual valor, sem qualquer custo adicional de reprocessamento.

10.3.3.  Em nenhuma hipótese será cobrada diferença do cliente para compensar a perda do benefício promocional em devoluções parciais.


10.4.  TROCAS POR DEFEITO

10.4.1.  Independentemente da política promocional, permanecem assegurados os direitos do cliente relativos à garantia legal por vício ou defeito do produto (arts. 18 a 26 do CDC), dentro dos prazos legais.


10.5.  TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO

10.5.1.  Todas as regras do desconto progressivo, incluindo os efeitos de devoluções parciais, são divulgadas de forma clara em nosso carrinho de compras e no presente regulamento, em atendimento ao princípio da informação previsto no art. 6º, III, do CDC.



Não aceite um pedido com embalagem violada ou qualquer outro tipo de avaria externa. Se houver algum item faltante ou o produto estiver em desacordo com o pedido entre em contato conosco imediatamente que resolveremos seu problema.